Fontes do Texto

Este esquisso, que pouco a pouco se vai transformando numa História Geral de Roma, tem por traves mestras as fontes clássicas gregas e latinas para o período.

Entre a historiografia contemporânea há que assinalar, em primeiro lugar, a “História de Roma” de S. I. Kovaliov (publicada em 1948; traduzida do italiano e publicada em castelhano pela Editorial Futuro SRL de Buenos Aires em 1959) e a “História de Roma” que de alguma medida V. Diakov lhe escreveu em resposta (por volta de 1956 e publicada em português pela Editora Arcádia).

Dos Atlas Históricos, o de Hermann Kinder e Werner Hilgemann, com colaboração para a cartografia de Harald e Ruth Bukor (editado em Munique em 1964 e com edição francesa da livraria Stock em 1968), e o da Larousse, de 2004, sob a direcção de Georges Duby.

Ferramenta indispensável foi ainda o Dicionário de Latim-Português da Porto Editora.

 

A Net é parte neste trabalho, e nos muitos Links que ir-se-ão incluindo poderá o leitor encontrar complementos de informação (regra geral, quase sem erros factuais) e também outras teses e perspectivas, em parte confluindo, em parte divergindo com as que aqui são expostas.

Copyright © 2019 O espaço da história. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.
~